Aulas de Bateria

 

bateria (2)

Mais informações contactar a Escola de Musica Cordas Soltas!

Breves apontamentos sobre características do Instrumento:

A bateria é um conjunto de tambores/timbalões (de diversos tamanhos e timbres), e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percutidos por um único percussionista, denominado baterista. Geralmente é utilizado um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.

A bateria tem como fundamental àrea de intervenção musical a sessão ritmica, organizando dentro da estrutra musical o compasso ritmico e velocidade a que obedessem os varios instrumentos melodicos e harmonicos envolvidos.

Hoje em dia existem baterias electrónicas, que conseguem trazer para a senda musical, sons e efeitos de timbres conseguindo imitar de forma muito fiel as varias características de bombo e, timbalões acusticos, bem como de varias especificades de timbres de pratos.

Ao baterista é necessário a cordenação motora quer dos membros superiores quer dos inferiores, bem como as noções ritmicas em velocidade e compasso para cada musica, assim como conhecimento de leitura musical.

TOP